Content Frame
[Skip Breadcrumb Navigation]
Home  arrow Sobre o Livro  arrow Prefácio

Prefácio


A 5a edição de Microeletrônica tem a intenção de servir de livro-texto para os cursos que tratam de circuitos eletrônicos no núcleo básico para alunos de engenharia elétrica e de computação. Vem a ser muito útil também para engenheiros ou qualquer outro profissional que pretenda atualizar seus conhecimentos em um estudo individual.
     O objetivo deste livro é desenvolver no leitor a capacidade de analisar e projetar circuitos eletrônicos analógicos e digitais tanto na forma discreta como integrada. Embora tratemos das aplicações de circuitos integrados, damos ênfase ao projeto de circuitos transistorizados. Isso foi feito porque acreditamos que, embora a maioria daqueles que estudarem neste livro não tenha a intenção de se tornar projetista de CIs, o conhe-cimento daquilo que está dentro do encapsulamento de um CI permite aplicações inteligentes e inovadoras de tais componentes. Além disso, com o avanço na tecnologia VLSI (integração em escala muito ampla) e na metodologia de projetos, o projeto de CIs tem se tornado acessível para um número cada vez maior de engenheiros.

PRÉ-REQUISITOS

O pré-requisito para estudar o conteúdo deste livro é um curso básico de análise de circuitos. Para uma revisão, estão incluídas nos apêndices algumas informações sobre circuitos lineares, especificamente: no Apêndice B, parâmetros de redes de dois acessos (quadripolos); no Apêndice C, alguns teoremas úteis de redes; no Apêndice D, circuitos com constante de tempo simples e, no Apêndice E, análise no domínio s. Não é necessário nenhum conhecimento prévio de eletrônica. Toda física de dispositivos está incluída, e o Apêndice A fornece uma breve descrição dos processos de fabricação de CIs.

NOVIDADES DESTA EDIÇÃO

Embora tenhamos mantido a filosofia e a linha pedagógica das quatro primeiras edições, várias modificações foram feitas na organização e na abrangência.

  1. O livro foi reorganizado em três partes. A Parte I: “Dispositivos e Circuitos Básicos”, composta pelos cinco primeiros capítulos, provê um curso introdutório de eletrônica adequado para um único semestre. De forma similar, a Parte II: “Circuitos Integrados Digitais e Analógicos” (capítulos 6 a 10) fornece um pacote de material apropriado para um segundo semestre consecutivo. Finalmente, quatro assuntos foram cuidadosamente escolhidos e incluídos na Parte III: “Tópicos Selecionados”. Estes podem ser empregados para enriquecer ou substituir alguns dos tópicos nos capítulos precedentes, como embasamento para projetos ou trabalhos de dissertação, e/ou como parte de um terceiro curso.
  2. Cada capítulo está organizado de tal modo que os tópicos essenciais ‘que devem ser cobertos’ sejam colocados em primeiro lugar, e o material mais especializado aparece mais no final. Isso permite flexibilizar consideravelmente o ensino e o aprendizado a partir do livro.
  3. O Capítulo 4 sobre MOSFETs e o Capítulo 5 sobre TBJs foram totalmente reescritos, atualizados, e são completamente independentes um do outro. O capítulo sobre MOSFET aparece em primeiro lugar para refletir o fato de que é o dispositivo mais importante da atualidade por larga margem. Entretanto, se for conveniente, o capítulo sobre TBJ pode ser estudado em primeiro lugar. Além disso, a estrutura idêntica dos dois capítulos faz o ensino e o aprendizado sobre o dispositivo que for coberto em segundo lugar mais fáceis e mais rápidos.
  4. Para tornar o primeiro curso compreensível e motivante, tanto o Capítulo 4 como o Capítulo 5 incluem tópicos sobre circuitos lógicos digitais e amplificadores. Além disso, o estudo de resposta em freqüência dos amplificadores básicos fonte comum (emissor comum) foi incluído. Essa modificação é importante para estudantes que possivelmente poderiam não ter um segundo curso em eletrônica.
  5. Um novo capítulo (Capítulo 6) sobre amplificadores em circuitos integrados (CIs) também foi incluído. Ele começa com uma comparação entre o MOSFET e o TBJ. Além disso, os valores dos parâmetros típicos de dispositivos produzidos segundo processos modernos de fabricação submícron são fornecidos e utilizados nos exemplos, exercícios e problemas no fim de cada capítulo. O estudo de cada configuração de amplificador inclui ainda análise de sua resposta em freqüência. Essa abordagem imediata faz o estudo da resposta em freqüência do amplificador mais interessante e um pouco mais fácil.
  6. O material do Capítulo 7 sobre amplificadores diferencial e multiestágio foi reformulado para apresentar o par diferencial com MOSFET em primeiro lugar. Aqui, também, os exemplos, exercícios e problemas foram atualizados de forma a utilizar valores de parâmetros representativos de tecnologias submicrométricas modernas.
  7. Ao longo do livro, a maior ênfase passou a ser direcionada para circuitos MOSFETs.
  8. Para dar lugar ao material novo, alguns tópicos, que eram menos corriqueiros, tais como JFETs e TTL, ou que eram altamente especializados, como dispositivos e circuitos GaAs, foram removidos do livro.
  9. Para ajudar o estudo e servir de referência fácil, muitas tabelas de sumário foram adicionadas.
  10. Os exercícios de revisão, exemplos e problemas de fim de capítulo, além de atualizados, aumentaram em variedade.
  11. As seções sobre SPICE foram reescritas e os exemplos SPICE agora foram expostos na forma de entrada esquemática do próprio programa SPICE.






Copyright © 1995-2008, Pearson Education, Inc.
Legal and Privacy Terms
Pearson Education

[Return to the Top of this Page]